sexta-feira, 17 de julho de 2020

Simon Bisley - La Biblia





Simon Bisley, um dos melhores ilustradores dos últimos tempos, ousa com um dos desafios mais difíceis de sua carreira: contar a história da Bíblia , da Arca de Noé à morte de Cristo.
Um livro de arte inteiro que inclui as principais cenas bíblicas, desde a queda de Lúcifer até a paixão de Cristo, passando por personagens emblemáticos como Sansão ou São Jorge.


O inglês é um ilustrador e colorista. Ele trabalhou para os grandes nomes da indústria, isto é, Marvel e DC Comics, além de ter feito as ilustrações para a Fleetway Publication e Verotik Comics. Ele tem colaborações com grandes roteiristas como Alan Moore, Frank Miller e Alan Grant. Entre seus trabalhos mais reconhecidos estão a graphic novel inspirada no videogame Halo e no número 620 de Incredible Hulks, embora seus trabalhos mais reconhecidos tenham sido feitos para Lobo, personagem da DC Comics, Judge Dreed e da revista Heavy Metal.

Bisley também é reconhecido por seus trabalhos alternativos, como capas de CDs, pôsteres de filmes e várias comissões artísticas. Ele também geralmente dá liberdade ao seu talento artístico, fazendo várias ilustrações e compilando-as em livros. O estilo dele é brutal; suas figuras humanas são desproporcionais, a fim de lhes dar uma imagem de poder ou mal ou força, tudo depende do personagem que ele cria e desenha. Quando você olha para o trabalho de Bisley, você não pode deixar de evocar uma música de metal, já que é dura, enérgica, estridente, mas tudo em harmonia e, assim como o metal, você odeia ou ama. Muito do seu estilo é inspirado na arte surrealista de Salvador Dalí e na força dos golpes de Frank Frazzetta e Richard Corben, essa inspiração dá à arte de Bisley aquele toque particular de desenho que ela possui.

Então, como um artista que trabalhou em coisas irreverentes como Ninja Turtles, Wolf e Heavy Metal: FAKK2 decide criar arte sacra? É precisamente essa irreverência em seu trabalho e seu desejo de fazer algo diferente que o levou a brincar com passagens da Bíblia e, assim, criar várias ilustrações entre 1997 e 2003. Foi no final de 2003 que foi publicado um primeiro livro com esboços em andamento. . Quatro anos depois, uma nova edição foi lançada com algumas das ilustrações já coloridas.


As imagens são baseadas na Bíblia e não são solenes nem ternas, muito pelo contrário. Bisley consegue capturar seu metal e seu estilo brutal em várias interpretações de algumas passagens do Antigo e do Novo Testamentos. O livro está dividido em várias partes, cada uma com diferentes visões de personagens e momentos bíblicos, como a vida de Jesus, Davi, Golias e os Cavaleiros do Apocalipse, entre outros. Em cada uma, vemos a arte de Bisley em toda a sua expressão, com belas e outras ilustrações brutais, todas cheias de detalhes que caracterizam o artista inglês.


Parece muito religioso, e certamente é, mas tem um grande valor artístico e é bom ver alguns artistas de quadrinhos saírem das vinhetas típicas e nos dar alguns shows de arte. Se você está interessado no livro, ele é editado em inglês pela Heavy Metal Magazine e em espanhol pela Norma Comics. Você não precisa ser crente para apreciar uma obra de arte sagrada de El Greco ou Bach, acho que menos para apreciar a obra de um grande ilustrador como Simon Bisley e sua visão da Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário